Do que é feita a vacina contra a gripe?
A vacina contra a gripe (influenza) é inativada, portanto não causa a doença. Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza definidas ano a ano conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que realiza a vigilância nos hemisférios Norte e Sul. As cepas vacinais são cultivadas em ovos embrionados de galinha e, por isso, as vacinas contêm traços de proteínas do ovo.
A vacina quadrivalente contém duas cepas de vírus A (H1N1 e H3N2) e duas cepas de vírus B (B linhagem Victoria e B linhagem Yamagata). Desse modo, previne a infecção pelo vírus Influenza (que causa a gripe) contidos nas vacinas, na forma inativada.
Qual a indicação da vacina?
A vacina é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente aquelas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da doença.
Pessoas nunca vacinadas na vida menores de 9 anos devem receber 2 doses de 0,5mL com intervalo mínimo de 28 dias entre elas. Para todos os demais, recomenda-se a vacinação anual com apenas uma dose de 0,5mL.
Existem contraindicações?
Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave. Além disso, a vacina é contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a ovo de galinha ou história de alergia a algum componente da vacina.
Informações adicionais relevantes:
Em 2023, o Imunocentro está oferecendo a vacina Efluelda, com 4x maior concentração de antígenos se comparada à vacina da gripe padrão. Além de proteger contra a gripe, a vacina Efluelda reduz as chances de hospitalizações por pneumonia e reduz em 18% as internações cardiorrespiratórias. Trata-se de uma vacina quadrivalente, fragmentada e inativada!
Importante:
As informações disponíveis neste site possuem caráter apenas educativo. Caso apresente algum sintoma diferente ou persistente que se prolongue por mais de 48h ao tomar um medicamento ou vacina, procure orientação médica.
Fonte: https://imunocentro.com.br/vacina-gripe-influenza-brasilia/