Sobre a Vacina

Vacina contra a gripe: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

A vacina contra a gripe  é uma forma de prevenir o contágio pelo vírus influenza, uma das viroses mais frequentes em todo o mundo. Normalmente, a gripe gera complicações, principalmente em crianças pequenas, gestantes, idosos e pessoas com comprometimento da saúde, como portadores de doença respiratória ou cardíaca, obesidade, diabetes, deficiência da imunidade, entre outras.

Segundo estimativas, todos os anos, a gripe causada pelo vírus influenza atinge de 5 a 10% dos adultos e de 20 a 30% das crianças em todo o mundo. A infecção pode acarretar hospitalização e morte, principalmente entre os grupos de maior risco: os muito jovens, idosos ou doentes crônicos.

Por que a vacina contra a gripe é necessária?

Em apenas um espirro, cerca de 40 mil gotículas de saliva são despejadas no ar e, com elas, o vírus influenza. Por isso, a vacina contra a gripe é tão necessária. O período de transmissão da condição se inicia 24 horas antes dos sintomas e dura de cinco a dez dias após o seu surgimento. Em crianças e pessoas com a imunidade comprometida, o período pode durar até mais de dez dias.

Quais são as vacinas contra a gripe disponíveis?

Existem duas vacinas contra a gripe, a trivalente, com duas cepas de vírus tipo A e uma cepa de vírus tipo B, e a vacina quadrivalente, com duas cepas de vírus tipo A e duas cepas de vírus tipo B. Vemos então que a vacina quadrivalente (também chamada de tetravalente) proporciona uma proteção mais ampla por conter uma cepa a mais que a trivalente. Trata-se de uma vacina com vírus inativado, portanto, ela não causa a doença.

A formulação é composta por proteínas de diferentes cepas do vírus influenza definidas anualmente segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz a vigilância nos Hemisférios Norte e Sul. Para 2024, a composição da vacina quadrivalente para o Hemisfério Sul, definida pela OMS é a seguinte:

A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09;
A/Thailand/8/2022 (H3N2);
B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria), e
B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata) *.

       * cepa não presente na vacina trivalente

Se a apresentação for em monodose, ou seja, doses individuais que já vêm do laboratório em seringas preenchidas, as vacinas não contam com conservantes. Em contrapartida, a apresentação multidose contém timerosal (derivado do mercúrio) para conservação, assim como em outras vacinas.

Quem tem alergia a ovo de galinha, pode tomar a vacina?

A vacina da gripe é um imunobiológico preparado com vírus inativados (mortos) cultivados em ovos de embriões de galinha, cujo teor do ovo é eliminado na sua produção (processo de purificação). Podem permanecer resquícios de traços de proteínas de ovo na vacina final. Porém, devido ao nível muito baixo destas proteínas, a vacina pode ser aplicada em pessoas alérgicas a ovo. Nesses casos, para aquelas pessoas com história prévia de anafilaxia a proteínas de ovo de galinha, é recomendada a precaução de receber a aplicação em ambientes de cuidados de saúde sob supervisão médica (vacinação sob supervisão). O Imunocentro presta esse tipo de serviço, sem custo adicional, mediante agendamento.

Vacinação do idoso

Neste ano de 2024, o Imunocentro vai oferecer pela segunda vez aos seus pacientes uma vacina da gripe elaborada especificamente para a população maior de 60 anos de idade, vacina esta que foi em grande sucesso em 2023. Trata-se da EFLUELDA©. Essa vacina é fabricada nos EUA pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e já vem sendo utilizada na Europa e na América do Norte, obtendo excelentes resultados, quando comparados à proteção conferida pela vacina da gripe padrão (tri ou quadrivalente).

A vacina da gripe de dose padrão (tri ou quadrivalente) pode ser menos eficaz em idosos devido ao seu sistema imunológico enfraquecido, o que pode causar uma resposta mais fraca aos estímulos da vacina. Para contornar essa “fraqueza”, a Sanofi desenvolveu uma vacina específica para os idosos, diferente da vacina da gripe padrão, seja a oferecida nas clínicas particulares ou na rede pública. Além das características e da proteção proporcionada pelas vacinas padrão (quadrivalente, fragmentada, inativada), a EFLUELDA© tem alguns diferenciais:

  1. Indicada para indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos (para aplicação em idades inferiores apresentar prescrição médica);
  2. Contém 4X mais antígenos – componente da vacina responsável por estimular o sistema imune – comparada com uma vacina contra a gripe de dose padrão. Por isso é classificada como vacina High Dose;
  3. Comprovação de eficácia superior à vacina de dose padrão de 24%;
  4. Proporciona uma proteção que vai além da gripe;
    a. Redução de 27% das hospitalizações por pneumonia;
    b. Redução de 18% nas internações cardiorrespiratórias), e
    c. Redução de 8% nas hospitalizações por todas as outras causas.

Indicação e esquema de doses

A vacina é recomendada para todas as pessoas a partir dos seis meses de vida, principalmente se houver maior risco para infecções respiratórias. O esquema de doses funciona da seguinte forma:

Crianças entre 6 meses e 8 anos de idade: duas doses na primeira vez em que forem vacinadas (primovacinação), com intervalo mínimo de quatro semanas e revacinação anual com apenas uma dose;
A partir dos 9 anos: dose única anual.

É contraindicada para pessoas com alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou a dose anterior.

Por que vacinar anualmente?

A vacinação anual contra a gripe é necessária por dois motivos. O primeiro é que o efeito da vacina cai progressivamente seis meses após a aplicação. O outro motivo é que existe uma grande variação dos subtipos de influenza circulantes. Dessa forma, como eles mudam com frequência devido a variações genéticas, mesmo se o efeito durasse mais tempo, ela poderia não proteger contra os vírus do inverno seguinte.

Sobre o Imunocentro

O Imunocentro é uma clínica de Vacina, Alergia e Pediatria, referência em Brasília desde 1998. A clínica atua com o propósito de cuidar da saúde da população, com cada vez mais serviços, qualidade, tecnologia, segurança e conforto. Com unidades na Asa Sul e Asa Norte, inaugurou sua nova sede em um espaço de 800m², com a mesma excelência que seus pacientes já conhecem e confiam. Entre em contato.

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)

Imunocentro – Especialidades
médicas em Brasília

Alergia e Imunologia | Pediatria | Vacinação | Gastroenterologia pediátrica | Reumatologia pediátrica | Pneumologia pediátrica

Entre em contato e agende seu horário:

Menu