Descrição da vacina:
As vacinas pneumocócicas conjugadas são vacinas inativadas, ou seja, não têm como causar as doenças.
O que ela previne:
Há quatro vacinas pneumocócicas conjugadas disponíveis no Brasil: a 10-valente (VPC10), a 13-valente (VPC13), a 15 valente (VPC15) e a 20-valente (VPC20). Elas previnem, respectivamente, 10, 13, 15 e 20 tipos de pneumococos, bactérias que são responsáveis por doenças graves, como pneumonia e meningite.
A VPC20 é a nova versão da vacina pneumocócica conjugada, protegendo contra 20 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Contém a proteína CRM197 e adjuvantes como fosfato de alumínio, cloreto de sódio e polissorbato 80.
Indicação:
- Para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias:
A vacina utilizada no PNI é a VPC10. A SBIm, no entanto, recomenda as vacinas VPC20 ou VPC15 para crianças de 2 meses até antes de completarem 6 anos, ampliando a proteção com mais sorotipos, incluindo os principais responsáveis por doença pneumocócica invasiva no Brasil. - Para crianças a partir de 2 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas:
Duas opções de imunização:-
- Uma dose de VPC20, ou
- Esquema sequencial com a vacina conjugada VPC15 (ou VPC13, se a VPC15 não estiver disponível) e a vacina polissacarídica VPP23
-
- Para pessoas a partir de 60 anos:
A SBIm recomenda como rotina:
- Uma dose de VPC20, ou
- Esquema sequencial com as vacinas VPC15 (ou VPC13, se a VPC15 não estiver disponível) e VPP23.A vacinação pode ser iniciada a partir dos 50 anos, conforme indicação médica.
Via de aplicação:
Intramuscular
Esquema de Doses:
- Crianças menores de 6 anos:
- Entre 2 e 6 meses: Três doses no primeiro ano de vida (aos 2, 4 e 6 meses) e reforço entre 12 e 15 meses.
- Entre 7 e 11 meses: Duas doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses.
- Entre 12 e 24 meses: Duas doses com intervalo de 2 meses.
- A partir de 24 meses: Dose única.
- Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas:
- Dose única de VPC20 ou esquema sequencial com uma dose de VPC15 (ou VPC13, se necessário), seguida de uma dose de VPP23 após 6 a 12 meses, e outra dose de VPP23 após no mínimo 5 anos.
- A partir de 60 anos:
- Dose única de VPC20 ou esquema sequencial com uma dose de VPC15 (ou VPC13, se necessário), seguida de uma dose de VPP23 após 6 a 12 meses, e outra dose de VPP23 após no mínimo 5 anos.
Contraindicações:
- Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave;
- Crianças que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.
Cuidados antes, durante e após a aplicação:
- Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação;
- Recomenda-se evitar o uso profilático (sem a ocorrência de febre) de antitérmicos e anti-inflamatórios antes e nas 24 horas seguintes à vacinação;
- Compressas frias aliviam a reação no local de aplicação.
Informações adicionais relevantes:
Os eventos adversos são mais frequentes quando as vacinas são aplicadas no mesmo dia que a vacina DTPw-(células inteiras).
Importante:
As informações disponíveis neste site possuem caráter apenas educativo. Caso apresente algum sintoma diferente ou persistente que se prolongue por mais de 48h ao tomar um medicamento ou vacina, procure orientação médica.
Fonte: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacinas-pneumococicas-conjugadas