Descrição da vacina:
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.
É composta de partículas purificadas (polissacarídeos) das cápsulas de 23 tipos de Streptococos pneumoniae (pneumococo).
O que ela previne:
Doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.
Via de aplicação:
Intramuscular.
Indicação:
A vacina é indicada para proteção contra infecções invasivas pelo pneumococo para pessoas maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunocomprometidos acima de 2 anos de vida.
Para pessoas a partir de 60 anos, a vacina é recomendada de rotina.
Para crianças maiores de 2 anos de vida, adolescentes e adultos que apresentem algum problema de saúde que aumente o risco de doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; ausência de baço ou comprometimento do funcionamento desse órgão; doenças que comprometam o sistema de defesa, entre outras condições).
Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.
Esquema de Doses:
Recomenda-se a combinação da VPP23 com a VPC13. Idealmente, deve-se iniciar o esquema com a aplicação de vacina pneumocócica conjugada (VPC13), e aplicar uma dose da VPP23 seis a 12 meses depois da dose da vacina conjugada, e outra cinco anos após a primeira dose de VPP23.
Na maioria das vezes não se recomenda aplicar mais de duas doses de VPP23.
Contraindicações:
- Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave;
- Crianças, adolescentes e adultos que apresentaram anafilaxia causada por algum componente ou dose anterior da vacina.
Cuidados antes, durante e após a aplicação:
- Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação;
- Compressas frias aliviam a reação no local de aplicação.
Informações adicionais relevantes:
Todas as reações adversas são mais frequentes após a revacinação em intervalos curtos em relação a doses anteriores. Acredita-se que estejam relacionadas com a presença de grande quantidade de anticorpos no organismo.
Importante:
As informações disponíveis neste site possuem caráter apenas educativo. Caso apresente algum sintoma diferente ou persistente que se prolongue por mais de 48h ao tomar um medicamento ou vacina, procure orientação médica.