Descrição da vacina:
Trata-se de vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença.
A rede pública utiliza a apresentação multidose (mais de uma dose por frasco), que contém timerosal (derivado do mercúrio) como conservante.
O que ela previne:
Infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B.
Via de aplicação:
Intramuscular
Indicação:
- Para pessoas de todas as faixas etárias. Faz parte da rotina de vacinação das crianças, devendo ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12-24 horas após o nascimento, para prevenir hepatite crônica – forma que acomete 90% dos bebês contaminados ao nascer;
- Especialmente indicada para gestantes não vacinadas.
Esquema de Doses:
Tanto para crianças como para adultos, o esquema básico são 3 doses, sendo a segunda um ou dois meses após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira dose.
A primeira dose (formulação única) deve ser idealmente aplicada nas primeiras 12 horas de vida e a terceira dose não deve ser aplicada antes dos 6 meses de vida.
Contraindicações:
- Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave;
- Não deve ser aplicada em pessoas que apresentaram anafilaxia com qualquer componente da vacina ou com dose anterior;
- Indivíduos que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com componente hepatite B.
Cuidados antes, durante e após a aplicação:
Compressas frias aliviam a reação no local de aplicação.
Informações adicionais relevantes:
Prematuros com menos de 2000g ou 36 semanas de gestação devem receber: obrigatoriamente quatro doses, sendo a primeira com 12 a 24 horas de vida, a segunda com um mês de idade, a terceira um mês após a segunda dose e a terceira seis meses após a segunda dose.
Imunodeprimidos e pacientes renais crônicos devem receber quatro doses com volume dobrado.
Nos Serviços Privados de Vacinação (SPV) a vacina da Hepatite B é encontrada em apresentação isolada para todas as idades; em apresentação combinada DTPa + VIP + Hib + HB (vacina Hexavalente) para menores de 7 anos; e na apresentação combinada com a vacina hepatite A (vacina Hepatite A+B) para crianças maiores de 1 ano, adolescentes e adultos.
Importante:
As informações disponíveis neste site possuem caráter apenas educativo. Caso apresente algum sintoma diferente ou persistente que se prolongue por mais de 48h ao tomar um medicamento ou vacina, procure orientação médica.