Os bebês nascidos antes de 37 semanas de idade gestacional são um grupo extremamente suscetível a infecções, em especial as respiratórias. Por isso, as vacinas são proteções essenciais para prematuros.
BCG ID em Brasília
A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar 5 anos de idade, além de pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase (lepra).
Palivizumabe em Brasília
O palivizumabe não é uma vacina, mas uma imunoglobulina – um tipo de anticorpo “pronto” que induz imunização passiva específica contra o vírus sincicial respiratório (VSR). Está incluído aqui porque é a única forma disponível, hoje, para a prevenção de quadros graves de infecções respiratórias em lactentes, como a bronquiolite e, principalmente, pneumonias.
Influenza em Brasília
Vacinar na idade cronológica, iniciando a partir dos 6 meses de vida, de acordo com a sazonalidade do vírus e com o Calendário de vacinação SBIm criança.
Desde que disponível, a vacina influenza 4V é preferível à vacina influenza 3V, por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V, utilizar a vacina 3V.
Rotavírus em Brasília
Indicada para bebês de 6 semanas a 8 meses e 0 dia. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.
Haemophilus influenzae tipo B em Brasília
Indicado para crianças a partir de 2 meses, até 5 anos de idade, assim como crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas que aumentam o risco para doenças por Hib: ausência de baço ou disfunção nesse órgão; antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea; após quimioterapia; entre outras.