INÍCIO > NOTÍCIAS

VACINA MENINGOCÓCICA ACWY (Mudança nas recomendações)

12/08/2016

Recentemente tivemos uma atualização nas recomendações da prevenção de 4 tipos de meningites – aquelas causadas pelos meningococos A, C, W e Y. Estas mudanças contemplam as crianças menores de um ano de idade em nosso país.

A ANVISA aprovou o uso da vacina meningocócica ACWY-CRM (conjugada ao mutante diftérico) para uso em crianças a partir de 2 meses de vida.

Este novo licenciamento permite melhorar a proteção das nossas crianças contra a meningite já a partir dos 2 meses de vida. Podemos ampliar a cobertura dos sorogrupos de meningococos circulantes no Brasil e em vários países do mundo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) já se posicionaram e endossaram a ação da ANVISA, que passaram a recomendar o uso da vacina meningocócica ACWY desde os primeiros meses de vida. A SBP e SBIm recomendam que, sempre que possível, preferir a vacina meningocócica ACWY.

O esquema recomendado com a vacina meningocócica ACWY-CRM é:

   

  -  início da vacinação entre 2 e 6 meses: vacinar aos 3, 5 e 7 meses e aplicar uma dose de reforço entre 12 e 15 meses.

  -  início da vacinação entre 7 e 23 meses: 2 doses, sendo a segunda aplicada obrigatoriamente após os 12 meses de vida e com intervalo mínimo de 2 meses após a primeira dose.

  -  início da vacinação a partir de 24 meses: dose única 

   

Para as crianças maiores, reforços são necessários. Isto se deve a uma redução dos títulos de anticorpos protetores evidenciada em todas as vacinas meningocócicas conjugadas. Devem ser aplicados reforços entre 4 e 5 anos após a última dose recebida depois dos 12 meses de idade e na adolescência. Para estes reforços, inclusive para as crianças previamente vacinadas com a meningocócica C, sempre que possível, dar preferência pela vacina meningocócica ACWY.

Crianças com vacinação completa com a vacina meningocócica C podem se beneficiar com uma dose adicional da vacina meningocócica ACWY a qualquer momento.

VACINA MENINGOCÓCICA ACWY (Mudança nas recomendações)
  • ASA SUL

    (61)3346-0101

    SEPS 715/915 Bloco D Sala 510 - Centro Clínico Pacini

  • ASA NORTE

    (61)3272-0101

    STN Bloco M Sala 310 - Edifício Vital Brazil